Inovação Produtiva 19484

O investimento proposto, com vista à fabricação de armações e óculos 3D, dá resposta aos Objetivos e Prioridades do Aviso n.º 01/SI/2016, de 19/1, nomeadamente pelo reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor (Prioridade de Investimento (PI) mencionada na alínea c) do n.º 1 do artigo 19.º do RECI).

Consegue-se, com o presente investimento, um claro enfoque a investimentos no domínio da diferenciação, diversificação e inovação, na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado.

Em paralelo com os investimentos em internacionalização e qualificação, a ser incluídos em próximas candidaturas, o presente projeto encontra-se ancorado na produção de bens transacionáveis, óculos 3D, assentes em estratégias de diferenciação, de forte inovação (produto, processo, marketing), como resultado de um acompanhamento dinâmico e constante dos mercados. De uma forma abrangente, o investimento da presente candidatura permitirá, com base numa estratégia de desenvolvimento cumprir, adicionalmente, fatores competitivos fundamentais tais como a sofisticação e utilização do marketing, o grau de controlo doméstico sobre aspetos essenciais das cadeias de valor, a entrada em mercados sofisticados e de elevado rendimento disponível.

Para este fim, a MOODOPTIC, com este projeto contempla as seguintes despesas:
1 - Software de customização
2 - Impressoras 3D

Objectivos e resultados:
Estes investimentos serão realizados no estabelecimento sede da empresa, situado na Rua Cândido dos Reis, nº 51, R/C Esq., Viseu, e constitui uma progressão na sua cadeia de valor, passando a ser, para além de comercializadora de lentes de contacto, armações e óculos de sol, também fabricante de armações e óculos com impressão 3D, num conceito totalmente inovador, quer em termos de conceção (do produto), quer ao nível do processo (de produção), em paralelo com aplicações interativas inovadores em termos de marketing. Este investimento exigirá a inclusão da CAE 32501 - FABRICAÇÃO DE MATERIAL ÓPTICO OFTÁLMICO.

Sem os investimentos propostos não seria possível implementar a estratégia definida. Com efeito, são objetivos do projeto, em termos qualitativos, cumprir os seguintes: crescimento sustentado operações de comércio de lentes de contacto, armações e óculos de sol, com um crescimento da faturação a 2 dígitos nos próximos 3 anos; aumentar o peso da internacionalização da marca Moodoptic, para atingir mais de 80% do volume de negócios global da empresa; minimizar o número de encomendas devolvidas. No que diz respeito aos objetivos SMART da empresa pretende-se continuar o processo de comercialização internacional de lentes de contato para França e Dinamarca até ao final do ano de 2016 e a comercialização de armações e óculos 3D para Portugal, Reino Unido e Alemanha até o final de 2016, perspetivando-se a entrada nos restantes mercados.

Os objetivos estratégicos da empresa estão associados a uma estratégia de diversificação, isto é, comercialização de novos produtos e expansão para novos mercados, com recurso a um marketing digital sustentado e apoiado em ferramentas inovadoras.

Numa perspectiva de concentração com diferenciação, alavancando competências para criar valor, o investimento presente permite-se também prosseguir uma estratégia de "desenvolver". O novo produto gera cash-flow suficiente para ser sustentável com a correspondente penetração e ganho de quota.

Os investimentos perpetrados na presente candidatura terão o seguinte impacto, em 2019: vendas superiores a 1.7milhões de euros.

Incetivo reembolsável de 100.003,01€